A Notícia

Guia do Vale
do Rio Grande

Cotação do Dólar

Publicidade

Paulo de Faria adquire laboratório municipal

 O Laboratório Municipal de Análises Clínicas “Edgar Domingos da Silva” (Bedega), foi entregue ao município no dia 14 de agosto de 2020 e fica localizado na rua Bom Jesus, no centro da cidade. A prefeitura teve a seguinte iniciativa, pois a demanda subiu muito nos pedidos de exames desde que houve a implantação do novo sistema de saúde em Paulo de Faria, chamado Estratégia de Saúde da Família (ESF), que setorizou o município em três áreas, sendo cada área de responsabilidade de um médico e um enfermeiro responsável, tendo ainda, os agentes de saúde que fazem as visitas aos munícipes em suas residências para prestar o auxilio necessário para a saúde e bem estar de todos.

De acordo com a farmacêutica e biomédica responsável pelo laboratório, Conceição Lisboa, o setor municipal da saúde estava com um acumulo, de pacientes aguardando exames laboratoriais a serem realizados, pois a Estratégia da Saúde da Família melhorou muito a qualidade no atendimento da saúde no município, porém gerou uma demanda reprimida que fez com que fosse necessário adquirir um laboratório municipal.
A responsável pelo laboratório municipal explica que os protocolos de atendimento do Ministério da Saúde padronizam uma grande demanda de exames, destacando o grupo de pacientes idosos, hipertensos, diabéticos, gestantes e também os detentos do Centro de Detenção Provisória (CDP), do qual a cidade de Paulo de Faria é responsável por dar todo o suporte de saúde, tipo consultas e exames, portanto os grupos requerem grande volume de exames de diagnóstico, fortalecendo os motivos que levaram a aquisição do referido setor.
O laboratório municipal foi na verdade um investimento, pois os exames realizados pelo município são de certa forma, financiados pelo SUS, pois quanto maior os atendimentos, maior o financiamento de verbas do Sistema Único de Saúde para o município.
O laboratório possui equipamentos novos e de ultima geração, veja os exames que poderão ser realizados:
· Aparelho Mini vidas: faz exames de imunologia e hormônios como: Bhcg, Tsh, T4, T4 livre, T3, Psa, Psa livre, Estriol, Estradiol, Testosterona, Dengue, Toxoplasmose, HVA, HBSAg, HCV, HIv, Covid. Esse aparelho possui um painel de urgência, pois realiza exames de grande importância no atendimento de urgência e emergência, como dosagem de marcadores cardíacos que confirmam infarto, marcadores tumorais, entre outros.
· Aparelho W300: faz os exames: sódio, potássio, cloro, cálcio e ph.
· Aparelho Zybio: realiza hemograma completo com diferencial de 29 parâmetros.
· Aparelho SX260: Colesterol, Triglicerídeos, Hdl, Ácido úrico, TGO, TGP, Creatinina, Uréia, Bilirrubinas, Amilase, Lipase, Fosfatase alcalina, CPK, CKMB, PCR, Fator reumatóide, Magnésio, Cálcio, Fósforo.
Para finalizar, a farmacêutica e biomédica responsável, Conceição Lisboa, salientou que prioriza por um atendimento humanizado aos munícipes. “Nosso atendimento tem o objetivo de oferecer qualidade, agilidade, segurança e responsabilidade com humanidade e acolhimento”, concluiu.

Fotos do Evento

aaaaaaaaaa

Copyright 2020 | Todos os direitos reservados à A Notícia