A Notícia

Guia do Vale
do Rio Grande

Cotação do Dólar

Publicidade

Reunião do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR

 Os membros do COMTUR de Paulo de Faria reuniram-se na Escola Municipal José Basílio da Silveira no dia 29 de outubro de 2018, segunda feira as 9:00h da manha e a pauta foi: Assuntos relevantes às obras de adequação da prainha artificial de Paulo de Faria e o MIT: Município de Interesse Turístico. O Conselho Municipal de Turismo - COMTUR é responsável pela elaboração e execução das políticas públicas de turismo da cidade de Paulo de Faria-SP e é composto por representantes dos setores públicos e privado, além da sociedade civil. O Conselho reúne-se bimestralmente para discutir assuntos relativos ao desenvolvimento do turismo na cidade e acompanhar a execução do Plano Municipal de Turismo - PLATUM, instrumento que define os programas e ações necessárias para o fomento da atividade turística no município.

Na reunião os engenheiros Luiz Fernando Barroso e Matheus Ribeiro explicaram como a verba do MIT pode ser empregada, deram exemplos de outros municípios de interesse turístico que visitaram e discutiram com os demais membros a importância de fomentar o turismo em Paulo de Faria para que o município não caia do ranking dos MITs.
Para ser manter MIT, o município precisa seguir uma cartilha, pois tem que ter uma demanda de eventos, turistas e a cidade tem que ter serviços básicos como hospedagem e serviços de alimentação, placas de sinalização turísticas, entre outros. 
A cada três anos, três das estâncias turísticas que obtiverem menor pontuação no ranqueamento trianual poderão passar a ser classificadas como Municípios de interesse turístico. Já os municípios de interesse turístico melhor ranqueados, com base nos critérios de fluxo turístico permanente, atrativos, equipamentos e serviços turístico e que obtiverem pontuação superior à das estâncias turísticas poderão ser classificados como estâncias turísticas.
Os MITs recebem recursos anuais do governo do Estado para investimentos na infraestrutura turística. A utilização da verba deve fomentar a ampliação e o fortalecimento das atividades econômicas da região. Os MITS são de fundamental importância para geração de emprego e renda das cidades. E é importante observar que futuramente eles poderão pleitear o título de estância turística e receber uma verba ainda maior para investir no fortalecimento dessa área. 
Está sendo discutido um projeto para por placas turísticas em Paulo de Faria, que servirão para direcionarem os turistas aos pontos turísticos da cidade.
O assessor municipal de turismo de Paulo de Faria, Fabiano de Castro, explicou que muitas atividades turísticas podem ser feitas em Paulo de Faria, tipo Pesca esportiva, campeonato de Jet Ski, mas que dependem do nível da água para que a praia esteja adequada para estas práticas esportivas. Um MIT - Município de Interesse Turístico, precisa seguir um calendário de eventos, mas Fabiano explica que atualmente, o município encontra-se numa situação financeira crítica. 
 

Fotos do Evento

Copyright 2018 | Todos os direitos reservados à A Notícia