A Notícia

Guia do Vale
do Rio Grande

Cotação do Dólar

Publicidade

Paulo de Faria celebra o Dia da Consciência Negra

 O Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Paulo de Faria, com o apoio da Prefeitura Municipal, celebrou o Dia da Consciência Negra com apresentações e homenagens. O evento ocorreu no dia 24 de novembro em programação ao vivo no serviço de radiodifusão-local, Rádio Cidade Alegria FM, com as presenças dos senhores: Edson Nasaré de Oliveira – Presidente do Conselho e do Sr. Luiz Henrique Fernandes Prado (graduado em Comunicação Social pela Metodista de São Bernardo do Campo). Na noite do mesmo dia, ocorreu o belíssimo espetáculo da Capoeira “Grupo Alvorada”, Grupos de dança e coreografia da EMEB Vicente Luiz da Costa, NAE - Núcleo de Atendimento Especializado Pe. Francisco José Geisnner “Amor Maior” e Associação Beneficente de Paulo de Faria “Casa da Criança”.

Neste ano de 2017, a Escola Municipal de Ensino Básico “Vicente Luiz da Costa”, sediou o evento. Compareceram diversas pessoas onde juntos foi lembrado a memória da grande liderança do Quilombo dos Palmares, Zumbi, o principal nome da resistência negra contra a escravidão.
Registramos a presença na composição da mesa, os Senhores: Gláucio Antonio Ribeiro Borges – Vice-Prefeito, Vereador Emanuel Henrique de Araújo Oliveira – Vice Presidente da Câmara, Vereadora Amélia Maria Borges de Oliveira, Dr. Antonio Geraldo Pagoto, Profª Edna Donizete de Oliveira Meireles – Coordenadora Municipal da Educação, Profª Adriana Maria Coscrato da Silva – Diretora da EMEB – Vicente Luiz da Costa, Profª Iara Marlene Trevisan Clé – Coordenadora da  EMEB Vicente Luiz da Costa e dos Conselheiros: Edson Nasaré de Oliveira, Seleida Abadia de Oliveira, NorvalinaTercília de Jesus, Cleusa Maria Gomes e Antonio Ferreira Dias.
O evento contou como magnifico brilho de recitação poética de dona Uilma Souza Rodrigues, a grande pérola da 3ª Idade e de Luiz Henrique Alves de Souza, o diamante negro mirim.
O ato relembrou a importância de refletir sobre a posiçãodos negros na sociedade. Afinal, as gerações que sucederam a época de escravidão sofreram diversos níveis de preconceitos.
Enquanto isso perdurar, com certeza o Brasil comemorará essa data. Os Estados Unidos, não tem Dia da Consciência Negra, mas “BlankHistoryMonth”, que comemora durante o mês de fevereiro, com exposição cultural, debates e concertos de jazz.
O nosso elenco histórico lembra o renomado escritor Abdias Nascimento, cantora Tâmara David, Dr. Joaquim Barbosa, Chico Buarque, Assis Valente, Leci Brandão, Carlos Gomes, Chiquinha Gonzaga, Castro Alves e muitos outros.
A fomentação no geral trata-se de Política Pública Contra o Racismo. Deve ser denunciado sim a discriminação racial em supermercados, lojas, bares, restaurantes, hotéis, bancos etc, por qualquer cidadão, inclusive comerciantes e agentes públicos. A Lei Estadual 14.187/2010 visa aplicação de penas de multas e até a cassação da licença de funcionamento, tais sanções administrativas são independentes das punições previstas nas leis penais e civis aplicadas pelo Poder Judiciário. Para denunciar junto a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania – denunciaracial@sp.gov.br
Quando o racismo for nas relações de consumo, consulte o posto do PROCON mais próximo de você no site: www.procon.sp.gov.br
Os Órgãos Públicos, Organizações não Governamentais, consulte site: www.justica.sp.gov.br
Paulo de Faria, 
Contra o Racismo!
( assim informou: Edson Nasaré de Oliveira )
 
 ”Gentileza Cine Prado”- colaborou com as fotos.
 

Fotos do Evento

aaaaaaaa

Copyright 2018 | Todos os direitos reservados à A Notícia