A Notícia

Guia do Vale
do Rio Grande

Cotação do Dólar

Publicidade

Protocolo de testes para Covid 19 utilizado pelo Setor Municipal de Saúde de Paulo de Faria

 Os testes de Covid 19 no município hoje seguem um protocolo rígido, porque os testes enviados pelo Ministério da Saúde são escassos, situação comum para um Estado que está no topo da lista no ranking dos Estados com mais infectados no Brasil. Atualmente a unidade municipal de saúde utiliza dois tipos de testes, o PCR e o teste rápido. O PCR (Swab - haste parecida com um cotonete) é coletado em pacientes sintomáticos, ou seja, pacientes que apresentem síndrome gripal, tipo: febre, tosse, cansaço, dor de garganta, falta de ar, etc. este exame é padrão ouro, sendo que os seus resultados são altamente confiáveis. Caso um paciente procure a unidade de saúde relatando sentir os sintomas, o mesmo deverá passar por uma avaliação médica, que seguirá critérios rígidos. Será feita uma Investigação junto ao paciente para saber como ficou doente. Este teste só é realizado se o médico julgar estritamente necessário. Caso decida por fazer, são coletadas amostras da mucosa do paciente e encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz para realização do exame, a partir do 3º dia de início dos sintomas. 

Sobre as pessoas questionarem sobre o prazo do retorno dos exames, a unidade de saúde informou que tem o dia certo para encaminhar as amostras, sendo assim, a divulgação do resultado depende do dia que as amostras foram enviadas e da demanda do laboratório.
Outra dúvida importante é que as pessoas questionam sobre resultados positivos que não são contabilizados para o município, é simples, o resultado contabiliza para o endereço da pessoa, de acordo com seu CPF, então caso passe pelo município uma pessoa que faça o teste e dê positivo, seu nome entrará para o cadastro de saúde da sua cidade atual.
No caso dos testes rápidos, eles são utilizados no município para pessoas assintomáticas que estão sendo investigadas, por que tiveram contato com pacientes que testaram positivo. O teste rápido é realizado a partir do 14º dia neste grupo de investigados
Teste Rápido, como funciona: o Coronavírus Rapid Test é um imunoensaio cromatográfico rápido qualitativo para a detecção anticorpos IgG/IgM anti- Coronavírus (COVID-19) em amostras de sangue total, soro ou plasma. Somente para uso em diagnóstico in vitro. 
 
O MÉDICO DEVERÁ AVALIAR 
OS SINTOMAS DA COVID 19, 
CONFORME A DESCRIÇÃO
 
Sintomas mais comuns
febre
tosse seca
cansaço
Perda de olfato ou paladar
Dor de garganta 
 
Sintomas menos comuns
diarréia
conjuntivite
dor de cabeça
erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés
 
Sintomas graves
dificuldade de respirar ou falta de ar
dor ou pressão no peito
perda de fala ou movimento
 
Procure atendimento médico imediato se tiver sintomas graves. Sempre ligue antes de ir ao médico ou posto de saúde, clínicas ou hospitais.
Pessoas saudáveis que apresentarem os sintomas leves devem acompanhar seus sintomas em casa.
Em média, os sintomas aparecem após 5 ou 6 dias depois de ser infectado com o vírus. Porém, isso pode levar até 14 dias.
 
Telefones úteis:
(17) 3292-1373 (Santa Casa)
(17) 3802-9209 // 3292-1400 (Pronto Socorro)

 

Fotos da Materia

aaa

Copyright 2020 | Todos os direitos reservados à A Notícia