A Notícia

Guia do Vale
do Rio Grande

Cotação do Dólar

Publicidade

Foi positivado um caso de Covid-19 em Paulo de Faria na última quinta-feira, dia 29

 A identidade da pessoa está em sigilo seguindo o artigo 13 da portaria nº 356, de 11 de março de 2020 onde determina que o Ministério da Saúde manterá dados públicos e atualizados sobre os casos confirmados, suspeitos e em investigação, relativos à situação de emergência pública sanitária, resguardando o direito ao sigilo das informações pessoais. De acordo com informações da Secretaria de Saúde de Paulo de Faria, para fins de esclarecimento, podemos afirmar que a pessoa é uma mulher entre 25 e 40 anos, residente no município, que esteve viajando por dias em uma cidade onde há transmissão comunitária, ou seja, é quando o local está num estágio considerado alarmante, por indicar que a circulação do vírus pode estar difusa, não havendo mais um raio restrito de contaminação. Isso potencializa os riscos de transmissão e dificulta o controle da Covid 19, doença respiratória causada pelo novo corona vírus.

Esta pessoa fez o teste por conta própria quando voltou, pois tinha a preocupação de ter estado num local de risco mesmo estando assintomática. Seu teste foi o swab realizado por coleta de naso-oro faringe, sendo hoje o mais eficaz entre os testes. Outro membro da família realizou o mesmo teste, porém deu negativo.
A vigilância epidemiológica seguiu todos os protocolos fazendo uma investigação do caso, e a vigilância sanitária, através do seu chefe, Sr. José Carlos Rodrigues, notificou dois pontos comerciais em que a pessoa esteve dias antes, para fins de segurança, caso algum funcionário dos referidos locais tenha algum sintoma deverá comunicar imediatamente a vigilância municipal.
Agora a vigilância epidemiológica monitora o caso, acompanhando de perto e informa que a paciente continua assintomática e passa bem, em quarentena em sua residência.
As vigilâncias epidemiológica e sanitária estão trabalhando em conjunto contra o corona vírus e reforça os pedidos para que a população fique em casa, saia somente se houver necessidade de fato, use máscaras, lave as mãos, para que o vírus não se espalhe no município.
A Secretaria de Saúde está recebendo muitas denúncias de festinhas e reuniões de amigos, e pede a conscientização de todos, porque o momento tem que ser tratado com seriedade.
 
Colaborou com a matéria: Tássia Camila O. P. A. Neves 
(Chefe da Vigilância Epidemiológica de Paulo de Faria)
 

Fotos da Materia

a

Copyright 2020 | Todos os direitos reservados à A Notícia