A Notícia

Guia do Vale
do Rio Grande

Cotação do Dólar

Publicidade

Campanha nacional contra Influenza 2018

 A campanha nacional contra a gripe iniciou no dia 23 de abril de 2018. De acordo com o cronograma do Ministério da Saúde, o dia “D” de mobilização nacional foi realizado em 12 de maio de 2018 em todos os municípios.  Segundo informações do Centro de Saúde do município, a procura no dia da mobilização em Paulo de Faria foi muito pequena, tendo passado pela Sala de Vacinação da Unidade de Saúde neste dia, cerca de 140 pessoas. 

O município de Paulo de Faria tem uma população de 2011 pessoas a serem vacinadas, porém, até a data de 15/05 foram vacinadas 967 pessoas, deixando a meta vacinal do município em 48,09%, o que configura uma situação alarmante frente ao cenário atual da Influenza no país. Nossa maior preocupação, é que em nossa região aconteceu dois óbitos por H1N1 em São José do Rio Preto e um óbito por H3N2, na cidade de Américo de Campos.
 
O que é gripe / Influenza?
A influenza ou gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus influenza, com elevado potencial de transmissão. Inicia-se com febre, dor muscular, e tosse seca. Em geral, tem evolução por período limitado, em geral de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta a vacina que protege contra os tipos A, B, C do vírus.
A gripe propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ou imunodeficiência são mais vulneráveis aos vírus.
 
Vacina
A vacina contra gripe é segura e é a intervenção mais importante para evitar casos graves e mortes pela doença. A vacina trivalente protege contra três cepas do vírus influenza. Para 2018, a Organização Mundial da Saúde definiu a composição da vacina com duas cepas de influenza A (H1N1 e H3N2) e uma linhagem de influenza B.
Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal é realizar a imunização antes do início do inverno, que começa em junho. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.
 
Vacinação contra a gripe na cidade
 
CRIANÇA – POPULAÇÃO: 463  -  DOSES APLICADAS 156 =  33,69% 
TRABALHADORES DA SAÚDE – POPULAÇÃO: 282 - DOSES APLICADAS 143 = 50,51% 
GESTANTE- POPULAÇÃO: 68 - DOSES APLICADAS 25 = 36,76% 
PUÉRPERA- POPULAÇÃO: 11 - DOSES APLICADAS 6 = 54,55% 
IDOSOS – POPULAÇÃO: 1187  - DOSES APLICADAS 637 = 53,66% 
PROFESSORES- POPULAÇÃO: 82 - DOSES APLICADAS 8 =  9,76% 
 
*TRABALHADORES DA SAÚDE “ENGLOBA” FUNCIONARIOS DE HOSPITAL, CONSULTORIOS MÉDICOS E ODONTOLOGICOS PARTICULARES, CLINICAS DE FISIOTERAPIA, LABORATORIOS, FARMÁCIAS. 
 
*PROFESSORES “ENGLOBA” TODOS OS FUNCIONÁRIOS QUE TRABALHAM EM AMBIENTE ESCOLAR DE TODAS AS ESCOLAS E CRECHES DO MUNICÍPIO. 

Fotos da Materia

aaaaaaaaaaa

Copyright 2018 | Todos os direitos reservados à A Notícia