A Notícia

Guia do Vale
do Rio Grande

Cotação do Dólar

Publicidade

Iv Feira Literária “Literatura , Sabores e Lembranças”

 Como é de conhecimento de todos as escolas municipais EMEB Vicente Luiz da Costa e EMEB José Francisco Rodrigues em parceria com a Fundação Bunge fazem um brilhante trabalho no qual o objetivo é formar leitores. Durante todo o ano letivo os mediadores da Sala de Leitura recebem capacitações e orientações da Fundação Bunge nas quais já constam um cronograma a ser cumprido com total seriedade e compromisso na qualidade do desenvolvimento desse projeto. Ao final do ano o projeto  culmina com a Feira Literária e exposição das atividades realizadas junto aos alunos sob orientação da mediadora e colaboração dos professores  para desenvolver um trabalho prazeroso e significativo.

A  Feira Literária tem como objetivo incentivar o hábito de leitura, divulgar os trabalhos realizados pelos alunos , aproximar a comunidade desse mundo mágico das letras e buscar parceria nessa empreitada que é a formação do leitor.
Nesse contexto, as escolas realizaram uma exposição riquíssima em detalhes na qual a autora contemplada para o ano de 2017 foi “Cora Coralina’’.
Na EMEB José Francisco Rodrigues a programação da seguinte maneira:
-Declamação do poema “Oração do Milho” de Cora Coralina pela aluna Emilly sob orientação da professora Claudia Torrano;
-Dramatização do lenga-lenga “A velha a fiar” de domínio popular pelos alunos da professora Tianinha;
-Peça teatral “ A pílula falante” com personagens do sítio do Pica Pau Amarelo de Monteiro Lobato pelos alunos da professora Claudia Freitas.
 Para enriquecer o evento houve degustação de doce de leite e doce de abóbora com coco com uma aluna caracterizada de Cora Coralina e além de uma vasta exposição de objetos antigos fazendo assim, uma releitura ao passado.
Como destaque da Feira os alunos ficaram maravilhados e aguçados pelo trabalho desenvolvido pela professora Tianinha sobre o livro Viviana rainha do pijama de Steve Webbes.
 Na EMEB Vicente Luiz da Costa , também foi realizado um belíssimo trabalho e uma linda exposição dos trabalhos realizados pelos alunos sob orientação dos professores.
 E tudo aconteceu assim:
-As professoras Rosa Lemes, Zara e Cleonice desenvolveram  um belíssimo trabalho com o livro “ Sou feito de Retalhos” finalizando com a confecção de uma colcha de retalhos com desenhos produzidos pelos alunos;
-A professora Angelina trabalhou as receitas preferidas de Cora Coralina e ao final confeccionou um livrinho de receitas com os alunos e depois fizeram um delicioso doce de mamão e claro que não poderiam deixar de experimentar.
- A professora Lidney também trabalhou culinária com as crianças a partir da leitura do livro “Cocadas” e claro que fizeram a deliciosa cocada morena .Para ter certeza da eficiência das receitas todos degustaram os deliciosos doces que deixaram um  gostinho de Quero Maissssssss....;
- A professora Fátima Rossi desenvolveu atividades a partir da leitura do texto “O Poema do Milho”, com atividades posteriores sobre receitas utilizando milho verde;
- A professora Vanessa usando objetos antigos criou um belíssimo cenário e posteriormente confeccionou com os alunos o livro de poemas;
- A professora Roseli pesquisou e realizou junto aos alunos  atividades alusivas aos escritores da região de Cora Coralina;
-A professora Glória e seus alunos após deliciar o poema “Das Pedras” de Cora Coralina confeccionaram lindas maquetes e belíssimos poemas;
- A professora Adimar fez uma viagem com seus no mundo de Cora Coralina desbravando sua história e em seguida realizou atividades alusivas a linha do tempo;
- A professora Fabiana confeccionou maquetes usando várias sementes após trabalhar com os alunos o texto “O Semeador” de Cora Coralina.
Para  enriquecer e abrilhantar esse grandioso evento a professora Regina teve o privilégio de presentear seus alunos com a presença da escritora Neide Martins que concedeu a eles uma grandiosa entrevista.
E ainda não acabou...A nossa doce e sempre amável “Dorinha” encantou nossas crianças ao levà-las ao mundo da imaginação com sua suave interpretação ao contar historias.
Diante do exposto fica evidente a riqueza desse universo literário que transporta a criança para um mundo colorido repleto de magia. Por isso, nós educadores precisamos estar juntos das nossas crianças no processo que envolve redescobertas e inúmeras possibilidades  percebendo assim,  e sentindo de verdade que a leitura é um elemento essencial para a vida.
Aos gestores , professores, funcionários fica o nosso agradecimento por tanto empenho, dedicação e respeito com a educação das nossa crianças. A administração atual, aos pais, visitantes, comunidade, parceiros a nossa imensa gratidão por confiar em nosso trabalho e apoiar nossos projetos.
Por fim, agradecer as mediadoras respeonsáveis pela Sala de Leitura:
-EMEB Vicente Luiz da Costa: Eliana Leal;
-EMEB José Francisco Rodrigues: Silvana Ferreira de Meireles.
 Versos... não. Poesia... não. Um modo diferente            de contar velhas estórias.
Cora Coralina
 
Edna Meireles
Supervisora municipal de Educação
 

Fotos da Materia

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Copyright 2018 | Todos os direitos reservados à A Notícia